RESUMÃO Lost 5×05 – This Place Is Death

14 02 2009

Chegamos ao episódio cinco da série mais badalada dos últimos tempos. Preciso falar que os próximos parágrafos contém uma porrada de Spoiler?

Ji YeonLogo no início Ji Yeon liga para a ausente mãe, Sun. Parece que é a avó quem está criando a criança (normal aqui no Brasil, né minha gente?!). E ela está linda e grande. Sun diz para a pequena que conheceu amiguinho novo para ela, Aaron. Ainda veremos os dois brincando? Espero que sim, e fora da ilha. Ou não… Após trocarem doces palavras de carinho, Sun desliga o telefone, pega a arma e com “sanguenoszóio” aponta a arma para a cabeça de Ben, que para se safar revela que Jin está vivo e pode provar.

Danielle Rousseau e JinNa ilha Jin pergunta a Danielle Rousseau em que ano estão. 1988. Ele entende que algo está muito errado e fala que precisa encontrar seu acampamento e pergunta se eles viram um helicóptero. Montand se estressa e fala “Primeiro um barco, agora um helicóptero. Daqui a pouco vai ser um submarino.” Referência ao submarino da Dharma? Acho que sim. Era da Dharma aquele submarino que foi explodido, né? Preciso rever uns episódios… Enfim. Robert, o namorado da Rousseau e pai de Alexandra, pede para o Jin levá-los até a torre de rádio que está mandando o sinal dos bad numbers. Jin concorda coagido.

No caminho, Rousseau sente a menina chutando e pensam em descansar, quando percebem que Nadine sumiu! E eles ouvem um barulho, que Jin logo percebe ser do monstro de fumaça! Jin avisa que precisam correr dalí. Montand, bem estressadinho, manda Jin calar a boca e sai procurando por Nadine, que cai do alto da árvore, morta. O monstro de fumaça aparece e ataca Montand, que oSmokey Monster carrega direto para um templo. Todos se jogam para livrar Montand das garras do monstro, mas ele corta o braço de Montand fora. Lembram quem a Rousseau contou sobre esse episódio para os Losties? Eu não. Já disse que preciso rever alguns episódios =P

Os outros amigos da Danielle descem ao templo após ouvir o chamado de Montand. Jin é quem segura Danielle, que queria descer pra lá também. Aí vem o clarão e o tempo mUm outro templouda. Jin viaja no tempo dentro da ilha pela primeira vez. Ele aparece no mesmo lugar, na frente do templo. Inclusive este não é o mesmo templo para o qual os Outros foram. E não sou quem falo, foram Damon Lindelof e Carlton Cuse que falaram no podcast oficial dos caras, que você também pode ouvir aqui.

Jin quase tropeça no braço em decomposição de Montand. Eca. O coreano segue tentando encontrar o acampamento de seus amigos, porém encontra o acampamento de Rousseau e a caixinha de música, que mais tarde, seriaJin e a caixa de música consertada por um dos losties (Sayid?). Jin também encontra os cadáveres de dois dos amigos da francesa e a encontra brigando com o pai de Alexandra, que explica que o monstro de fumaça é apenas um sistema de segurança do templo. A francesa, de arma pronta para o tiro, grita que alguma coisa estranha aconteceu com eles enquanto estavam no templo. Robert usa o velho truque do “eu te amo” e o “vamos criar nossa filha juntos” para fazê-la baixar a arma e atirar nela. Só que arma dele falha e Jin salta na frente do duelo, enquanto a francesa mata o pai da filha. Quando a francesa vê Jin, grita que ele é um hospedeiro! Minha gente, quê que aconteceu dentro daquele templo?! Como assim hospedeiro?

Jin sai correndo das balas de Danielle e vai pro meio da floresta, onde o clarão acontece de novo e… tcharãn! Jin se encontra com Sawyer e os outros! EEEEEBA!! Mas cadê a Sun? Sawyer tenta explicar, mas não rola. Jin apela para  a ruiva, e Sawyer acha que é pra Miles que Jin se dirige. Amo esse personagem, ele tira o Sawyer \o/ Até então só o Jin sabia que ela falava coreano.

Sun with a gunTudo explicado, voltamos para a Sun apontando a arma para o Ben e pedindo explicações de como ele sabe que Jin não morreu. Ben fala que há uma pessoa em Los Angeles que pode atestar que Jin está vivo e levá-los de volta para a ilha. Kate se estressa pega o Aaron e manda Jack se afastar, não quer mais saber dessa história de “WE HAVE TO GO BAAACK!” Sayid também dá o fora falando que se eles se verem novamente, será muito desconfortável para todos. Sun concorda em ir ver a tal da mulher que pode atestar que Jin está bem.

O ClarãoJin quer voltar com Locke, mas ele não deixa. Aí vem a frase que me deixou pensativo e me remeteu a frase que o Carlos Alexandre do Lost in Lost falou no início da temporada sobre ciência e fé. Daniel Faraday comenta com Charlotte que Locke tentar trazer os outros de volta à ilha é deixar a ciência de lado. Mal sabe ele que a ciência os está ajudando, e estou falando da mãe dele. Só que eles não tem tempo de terminar a conversa, outro clarão acontece, e mais outro, mostrando que o tempo é curto e eles tem de agir. Nose bleeds para todo mundoMais Clarão

Charlotte cai e começa a gritar em coreano um monte de coisa. Meu, o Jin arregala o olho de um modo nesse episódio que eu desacreditei. Ótimo ator! Quero o boneco dele! E do Miles, e do Ben, e do Faraday! Enfim, Charlotte fala para o Jin não deixar que tragam Sun de volta para a ilha. “THIS PLACE IS DEATH!” Olha, eu tenho saudade da época em que a ilha representava saúde, cura para os males. Cadê a Rose? A semi-camisa-vermelha deve estar sofrendo com os clarões. Maior dó!

Fora da ilha, estão na van Ressurection Ben, Jack e Sun. Mais um diálogo para dar o que pensar. Jack se desculpa com Sun por ter deixado Jin no barco e que se o Ben não estiver falando a verdade dessa vez, ele mesmo irá matá-lo. Ben se estressa e pára a van bruscamente, dizendo que eles não tem noção do que ele passou para manter não apenas eles, mas todos os losties a salvo, e que se eles soubessem da missa a metade, nunca parariam de agradecê-lo, que se ela queria matá-lo, era para fazê-lo e acabar logo com tudo isso! Eu acho que ele estava falando sério dessa vez. Pensem bem. Ele já foi líder dos Outros e sofreu com a troca de liderança. Tudo bem que os jogos mentais que ele fez foram do cão e muita gente sofreu. Ele sofreu pelos erros cometidos. E se ele aprendeu a lição e agora quer reparar os seus erros? Quero acreditar nisso.

Charlotte nose bleedNa ilha Charlotte caída começa a falar de coisas desconexas, frases soltas de um passado distante. A mente da ruiva está indo pras cucúias. Jack quer ir e deixá-la para trás. Mais um clarão. Charlotte manda aumentar o som. ela ama Geronimo Jackson, a banda fictícia da sE mais Clarão!érie, que já esteve presente na vida de Locke, Charlie e Hurley. Sawyer pergunta para Locke se eles realmente irão encontrar a estação Orquídea, se eles nem mesmo sabem em que tempo estão. Charlotte manda eles procurarem pelo poço. Eu vou me conter.

Eles então deixam Charlotte e Faraday para trás e seguem até a estação, que é encontrada. Cena típica, Juliet exclama que foi sorte terem vindo parar no mesmo tempo que a estação. O clarão acontece e a estação Orquídea some! Sawyer vira para a loira e fala a típica frase “Você tinha que dizer algo?!”. Agora a parte que me incomoda e me deixa pensando:O Poço que liga Este ao Outro Mundo

O poço existe. COMO DIABOS ELA SABIA QUE O POÇO LIGAVA-SE À RODA DE BURRO?! E porque só agora ela se lembrou que já esteve na ilha com a mãe participando da Iniciativa Dharma? A ruiva diz que foi para a ilha bem pequena com a mãe, deixando o pai na Inglaterra. Quando ela voltou e comentava com outros sobre a ilha, a mãe dizia que ela estava inventando, que a ilha não existia. E foi por isso que se tornou antropóloga, para encontrar e voltar à ilha. Faraday pergunta porque ela está contando tudo aquilo. Ela responde que acabou de se lembrar que quando esteve na ilha, havia um homem louco que a assustava muito e dizia que ela deveria deixar a ilha, e que se ela voltasse ela morreria. E esse homem ela acha que era o DANIEL FARADAY! Agora sua cabeça pode explodir! Por que Faraday não se recorda disso? “What is done, is done”? Então devemos acatar a idéia de loop? AAAH!

No poço Jin obriga Locke a prometer não trazer Sun e Ji Yeon de volta à ilha. Locke promete e Jin lhe entrega o anel de casamento como prova da morte dele. Juliet reconhece o sacrifício de Locke e o agradece. Acho que a porção ‘Outro’ que há nela o reconheceu como seu verdadeiro líder. Locke desce. E o clarão acontece. Locke estava correto, tudo começa no fim do túnel. Locke caí e machuca a perna. O poço já não existe mais. É muito legal ver Sawyer se desesperar por não poder ajudar Locke. Será ele o próximo líder, ou um Richard Alpert da vida no futuro?

Daniel Faraday & CharlotteCharlotte agoniza. Faraday tenta tranqüilizá-la dizendo que pediu a Desmond, quando este estava na escotilha, para achar a mãe dele, que ela poderia ajudá-los. Charlotte fica intrigada e Daniel só responde que ela pode. As últimas palavras de Charlotte foram “Eu não posso comer chocolate antes do jantar”. Ai que dó. Mas a minha pergunta é: Ela morreu no passado ou no presente? Acho que foi no presente, afinal, o poço já não existia. Outra coisa, Se ela morresse no passado haveria conseqüências estranhas no futuro, certo? Ou não?

Locke grita de dor no fundo do poço. Quem vem para ajudá-lo? Cristian Cristian ShephardShephard, o pai de Jack, que Locke não sabe que é pai de Jack! Mr. Shephard explica que era Locke quem deveria ter movído a ilha. Locke se justifica dizendo que Ben disse a ele que ele sabia como movê-la. Cristian Shephard responde com uma frase que derruba minha defesa de Ben que fiz lá em cima: “E desde quando escutar o Ben te leva a algum lugar?” WoW! Ele também explica que assim que Locke chegar, deve persuadir os que saíram a voltar à ilha, e levá-los a encontrar a Sra Eloise Hawking em Los Angeles. Shephard e LockeTodos devem voltar. Locke diz que Richard falou que ele iria morrer. “Acho que é por isso que chamam de sacrifício”. Locke aceita e pede ajuda para chegar a roda de burro. Shephard se afasta dizendo que não o pode fazer. Locke entende e seu sacrifício se inicia, pela dor, indo em direção a roda de burro para movê-la. Cristian pede para Locke dar um olá para seu filho. Tá, ele não sabe quem é, mas nós sabemos =D

Enquanto isso, lá fora, a van chega na igreja/laboratório da Sra Hawking. Ben entrega a Sun o anel de Jin e fala que foi Locke quem o entregou. Jack reclama falando que Ben disse que John Locke nunca foi vê-lo. E ele confirma, porque foi ele quem foi vê-lo! É o mestre do Mind Games =D Sun então aceita voltar a ilha. Quando Desmond aparece do nada! Pelo visto Ben não sabia que Des estava lá. Todos estão em busca da mãe de Faraday, Eloise Hawking. Des fica bolado ao ver a velha que o aconselhou a deixar Penny e ir para a ilha, mas a velha nem deu bola pra ele.

Eloise HawkingEla fica indignada por ter apenas 2 pessoas, das 6 que saíram. Ben culpa o tempo, 70 horas é realmente muito pouco. “Creio que terá de ser o suficiente por enquanto”. essa frase abre um monte de possibilidades! Eles irão até a ilha e depois voltar para buscar os outros? Quem voltará? Novamente Benjamin Linus, ou será o Locke? Locke realmente morreu, ou ocorrerá igual ao Shephard, voltará morto e ficará vagando ao lado de Claire, e servindo ao Jacob?

“Alright. Let’s get it started”, diz a Sra. Hawking ao final do episódio.

Tem gente falando que foi o melhor episódio de Lost depois de The Constant, que é o meu preferido. Eu digo que foi um ótimo episódio revelador e que o fim de um ciclo iniciado em 4×12 – There Is No Place Like Home, e o início de uma nova, “como” eles irão voltar. Ajira airlines? Ela tem alguma ligação com a Iniciativa Dharma? Teremos de esperar os próximos episódios =)

Um resumo melhor que o meu (e bem menor) é este Lost Untangled. Parece que a ABC gostou da brincaderia o/

Até o episódio 5×06 – 316.

P.S.: Achei essa foto da primeira vez que vimos a Sra Hawking conversando o Desmond.

Eloise Hawking e Desmond

'Quer pipoca, brotha?" "Não, brotha"

Anúncios

Ações

Information

One response

20 05 2009
Guia RESUMÃO Lost – 5ª Temporada « Rafael Na Net

[…] – RESUMÃO Lost 5×05 – This Place Is Death […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: