RESUMÃO Lost 5×10 – He’s Our You

27 03 2009

Não quero matarDireto ao ponto, por que esse episódio já entrou para a galeria de meus melhores episódios.

Estamos em Tikrit – Iraque. Um jovem sendo obrigado pelo pai a matar uma galinha, dizendo que isso o tornará um homem. O garoto não quer fazê-lo. O pai dá a faca a ele e diz que enquanto ele não o fizer, não poderá entrar em casa. O garoto se sente pressionado. Olha para a faca, olha para a galinha, e não se sente capaz de fazê-lo. Um garoto mais jovem que ele se aproxima, toca em seu ombro e mostra sua mão cheia de milho. Ele entra no galinheiro, dá o milho a uma das galinhas. A toma nos braços e quebra seu pescoço. O garoto mais jovem entrega a galinha o mais velho. O pai orgulhoso parabeniza o filho, que não mente e conta que não foi ele.

Pequeno Sayid“Bom, pelo menos um de você será homem. Muito bem, Sayid.”

A Separate Reality - Carlos CastañedaNa ilha, Sayid ainda na cela recebe mais uma visita do jovem Ben que lhe traz mais um sanduíche. Além do alimento, o garoto também traz um livro. A Separate Reality (Uma Estranha Realidade), de Carlos Castañeda. O livro trata da viagem do autor, guiado por um pajé por meio de ervas psicotrópicas, para Ver (letra maiúscula mesmo), que nas palavras do autor siginifica “compreender a energia que flui no universo”. Mais tarde Sayid entenderá o motivo desse livro. O interessante é que o pivete já leu o tal DUAS vezes =O

Ben quer saber se Sayid é um Hostil e se ele está ali a mando de Richard Alpert para buscá-lo, pois aguarda ansiosamente há quatro anos por isso. Ele disse que está sendo paciente, como Richard pediu para ele ser. Ben completa a frase dizendo que se Sayid também tiver paciência, ele poderá ajudá-lo. Medo.

Eu tenho cabelo alisado e sei atirar, RÁ!No passado, fora da ilha, vemos Sayid (de cabelo alisado) em Moscou matando um homem. Ele sai do hotel (que tem o número 32, 23 ao contrário: Bad Number!). Mais tarde ele se encontra com seu chefe, Benjamin Linus, perguntando sobre o próximo trabalho. Ben diz que já esta tudo acabado. Esse era o último homem do grupo de Wildmore que ameaçava a segurança dos Losties, que na época, estavam na ilha. Sayid fica desnorteado. Ben o aconselha a ir viver a vida.

Na ilha, Radzinsky (o maluco) e Horace entram na cela de Sayid e tiram suas amarras. Ele agradece e Horace se surpreende em ouvir a voz do Iraquiano. Horace quer saber o motivo de ele ter sido pego correndo no território Dharma algemado. Ele ainda fala que se houver algum problema entre ele e os Hostis, que ele pode ajudá-lo, mas se ele for um espião tentando se enfiltrar…

*silêncio*

Horace diz que dará uma hora para ele pensar na resposta, e se ele decidir continuar calado, será obrigado a seguir para o próximo nível.

Na casa de Sawyer, Juliet está na janela e se esquece dos bacons no fogão. Ela está preocupada pois o tempo de ‘brincar de casinha’ acabou. É pessoal, é hora de sair da zona de conforto! Sawyer diz que está tudo sobre controle. Nesse momento Horace bate na porta e diz que tem um problema com o prisioneiro (Sayid). Eles precisam descobrir o por quê de ele ter violado a trégua, e se o invasor continuar em silêncio, será obrigado a mandá-lo para Oldham, que segundo Sawyer, é um psicopata! Ele vai até o Iraquiano.

Chegando à cela de Sayid, Sawyer manda Phil ir almoçar. Ele desce e Sayid pergunta como Sawyer consegue viver com um Ben Linus de 12 anos ao seu lado. Sawyer diz que ele não tem escolha. A resposta de Sayid já conta o final do episódio: “É verdade?”

Sawyer acerta a cara do Iraquiano e diz que deve fazê-lo para que acreditem que ele arrancou de Sayid a confissão de que ele é um Hostil que deseja viver em paz com os Dharma. Sayid não quer, quer sair por sua conta. Sawyer diz que não pode deixá-lo fazer isso pois as pessoas ao seu redor confiam nele (sinto mais alguém precisando aprender sobre humildade). Sayid prefere ficar sozinho.

Almoço na firRRRrma!No restaurante, Hurley, que está trabalhando na cozinha, Jack, zelador e Kate, que trabalha na oficina com Juliet, almoçam juntos. Hurley pergunta sobre Sayid para Jack, que responde não saber. Diz que deixou tudo nas mãos de Sawyer. Kate diz que vai conversar com Juliet a respeito. Hurley diz que Juliet provavelmente também não irá contar, pois ele estão juntos, como ela e Jack estavam antes. Climão define, e Hurley vai fazer mais waffles.

Benjamin on grade. Ok, parei.Na prisão, o pai de Ben vai fazer o seu serviço e aproveita para zuar a cara dele, dizendo que os Hostis são os reis da selva, e como ele pode ter sido capturado por idiotas da Dharma. A resposta “E ainda assim, você trabalha para eles”. NA CARA! Enquanto isso, Little Ben entra com mais um sanduíche. O pai do menino o segura forte pelo braço, o joga contra as grades da cela e manda o garoto para casa, sem antes jogar o sanduíche no chão. Sai atrás do menino

Benjamin e Sayid.No passado, vemos Sayid trabahando na ONG, em Santo Domingo – República Dominicana. Ele recebe a desagradável visita de Ben Linus. Ele vem dizer que John Locke foi assassinado, talvez em retribuição pelo trabalho que fizeram com o pessoal de Wildmore. Como sabemos é mentira, o careca morreu pelas mãos do mentiroso. Ben diz que o Iraquiano corre perigo, assim como Hugo, que está no hospital psiquiátrico e que um homem em um sedan esteve lá por uma semana, vigiando. Sayid pergunta se Ben foi até ele sugerir que Sayid mate esse homem. Ben pergunta se ele não quer fazer o serviço, afinal cada escolha já feita na vida dele entre assassinatos e tortura, não foram realmente escolhas. A morte está na natureza dele, ele É um assassino. Sayid responde não ser o que ele pensa que ele é. Ele não gosta de matar. Benjamin Linus então se desculpa, diz que estava errado a respeito do Iraquiano e se retira. Tudo manipulação por parte do Ben, já sabemos.

Pajé OldhamNa ilha, em 1977, mais precisamente, Sawyer e os outros entram na cela de Sayid perguntando se ele tem algo a dizer. Como ele não responde, Sawyer Que dó, dude!dá um choque que derruba Sayid e o levam até uma espécie de oca. É a casa de Oldham. Cada um mais estranho nessa Dharma, miserilúia! Enfim, Sayid pergunta a Sawyer quem é aquele homem estranho, Sawyer responde com o nome do episódio, “Ele é nosso você”. Ele já chega pingando um soro da verdade em um torrão de açúcar. Como nosso amigo se recusa a ingerir o ‘bagulho’, eles o amarram em uma árvore e o obrigam a engolir. Chorei com essa cara do Sayid. Olha a dor, olha o sofrimento, olhazzzzZZZZzz

Illana fazendo a prostituta.No passado fora da ilha, revêmos nossos Oceanic six reunidos e Sayid dizendo a Ben que se voltar a vê-lo, será extremamente desagradável para o dois. Depois, em um bar, Sayid está bebendo um uísque e quem aparece para perguntar o valor da dose? Illana! Coincidência? Nem. Ela pergunta o preço da dose, mas ela já sabe, US$120, tá? Sayid pergunta se ela é uma profissional. Do sexo, lógico. Ela diz que não, que só se aproximou dele por achá-lo triste, e ela gosta de homens tristes (Oi! Eu sou maníaco depressivo!). Ela continua perguntando o que ele faz para viver. Ele diz que no momento está sem emprego, mas que trabalhava naquilo que sabia fazer. Diz que está tentando mudar. Ela diz que já sabe o motivo da tristeza dele: “Quando você é bom em algo, sempre há pessoas tentando-o a continuar o mesmo.” Profundo… Ela consegue que ele pague uma dose do uísque caro pra ela.

Sayid locão.Na ilha, Sayid está na trip loca. Perguntam a ele por que ele estava algemado quando o encontraram. Sayid diz que é um homem mau. Ele diz não ser um Hostil, que voltou à ilha em um avião da Ajira 316, que dá primeira vez, chegou no vôo da Oceanic 815, e que ficou na ilha por cem dias. “Pergunte ao Sawyer.” Oldham pergunta quem é esse, e Raszinsky interrompe gritando “Quem se importa? Pergunte sobre a Chama!”. Ai ele gospe tudo. Estação Chama: Comunicação; Estação Pérola: Observação das outras Estações; Estação Cisne: Estudo de eltromagnetismo. Aí Radzinsky entra em crise, afinal a Estação Cisne ainda está sendo construída por ele! O clima esquenta e Sayid diz que todos serão assassinados. ele diz que sabe disso por ser do futuro! Oldham acha que errou na dose do ‘barato’. Sayid ri da cara dele, dizendo que ele usou exatamente a dose certa!

Na oficina, Juliet ensina Kate a trabalhar. Ela entende que a Sardenta não faz idéia de como tudo aquilo funciona e pergunta se Jack contou sobre ela e Sawyer. Kate diz que o dedo-duro foi o Hurley. Juliet se sente aliviada, pois se ela tivesse contado soaria como se estivesse tentando afastá-la. A kombosa de Sawyer chega com Sayid e eles o levam de volta à cadeia.

Quem quer sangue, levante a mão.A noite os líderes Dharma se reúnem para saber o que fazer com o ‘Hostil’. Radzinsky quer sangue. Sawyer tenta acalmar os ânimos, mas sem resultados. Radzinsky pede para Horace escolher entre votar, ou chamar Ann Arbor. Quem? Pesquisando descobri que Pierre Chang veio de Ann Arbor, uma universidade do Michigan, onde também estudaram os fundadores da Iniciativa Dharma, Karen DeGroot e Gerald DeGroot, em 1970, com o financiamento da Fundação Hanso. Enfim, Amy também quer a morte do Iraquiano, pois não consegue dormir com um ‘Hostil’ na vila. Eles votam e todos levantam a mão pela morte do Iraquiano. Sawyer é coagido a levantar a mão. Ok, ele não precisava levantar a mão.

Femme Fatale, tá?Fora da ilha, Sayid esta levando Illana para a cama (óbvio). Ela pede para ele tirar a bota dela. Ela dá um belo chute na cara do moço e o domina com uma arma apontada para sua cara. Ela diz ter sido contratada pela família de Peter Avellino, um dos homens que ele matou a mando de Benjamin Linus (aquele do campo de golfe, lembram?) Tudo bem que eu tenho certeza que foi tudo arquitetado pelo Ben, mas como em Lost não se pode ter certeza de nada, né… Ela foi contratada para levá-lo até Guam.

Na ilha, Sawyer pede para Sayid acertar a cara dele e fingir que conseguiu PURGAÇÃO! RUN FOR THE HILLS!dominá-lo para pegar a chave em seu bolso e fugir. Ele se recusa, dizendo que assim que voltou a ilha entendeu o propósito de ter voltado a ilha. Sawyer sai achando que o Iraquiano está louco. Ele vai até a casa de Kate perguntar o motivo da volta da Sardenta. Ela se recusa em falar, dizendo que não sabe dos outros, mas sabe o motivo de ela ter retornado. A conversa é cortada por uma kombosa pegando fogo acertando uma das casas Dharma. É O INICIO DA PURGAÇÃO!

Little Benjamin with broken glasses.O caos domina o lugar. O pequeno Ben se aproveita da maluquice gerada e vai até Sayid com os óculos quebrados. Ele expica que quem fez isso foi seu pai, espancando-o por ter levado o sanduíche para o Iraquiano. Ele diz que odeio o pai e pergunta se ele tirá-lo da cela ele o levará té os Hostis. Sayid diz que sim, diz que esse é o motivo de ele estar ali, e os dois fogem para a mata.

Fora da ilha, vemos Sayid chegando no aeroporto e vendo todos os outros. Dentro do avião Ben chega atrasado e Sayid pergunta para Illana se ela tinha sido contratada por Benjamin Linus. Ela diz que não, que não o conhece e pergunta quem é esse homem. Ele diz que é um mentiroso, manipulador, que entregou a própria filha para ser morta e se salvar. Um monstro genocida. Ela pergunta por que ela iria querer trabalhar para uma pessoa assim. Sayid diz que ele trabalhou.

Na ilha, Jin encontra com Sayid e Ben. Sayid diz que Sawyer o deixou fugir sem os outros saberem porque eles iriam matá-lo. Jin pede para deixá-lo falar com Sawyer primeiro, antes de deixá-lo ir. Assim que ele pega o rádio, Sayid o domina. Ben fica fascinado com o golpe de Sayid e diz qe eles devem ir rápido, afinal Jin havia chamado LaFleur. Sayid se abaixa e diz que ele tinha razão.

Últimos minutos de Benjamin LinusE sou um assassino.Bullet hole.Sayid após matar uma criança.Morto?Fuga.

Sim. Sayid mata Benjamin Linus de 12 anos e foge para a selva. Talvez a cena mais forte desde o início da série.

Mano, como isso vai se refletir na linha temporal onde Ben está vivo? Bem, quanto a isso, o Lost Uintangled nos deu um spoiler enorme. Dá uma olhada ali no próximo post.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

20 05 2009
Guia RESUMÃO Lost – 5ª Temporada « Rafael Na Net

[…] – RESUMÃO Lost 5×10 – He’s Our You […]

30 05 2009
cesar, cesarac9designer@hotmail.com

muito bommmmmmmmmmmmmmmmm.para min que nao assiti essa temporada ainda…me deixou na tara de ver… muito bom.parabens…………….

30 05 2009
rafagoom

Muito obrigado, dude =]
Espero que você possa assistir logo essa temporada (que está ótima) e volte para comentar mais =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: