RESUMÃO Lost 5×11 – Whatever Happened, Happened

9 04 2009

KateUma boa galera criticou esse episódio, mas eu o achei um bom episódio, se longe um dos melhores centrados na Kate. Tudo bem que não foi o mais emocionante, ou o mais sensível por causa da história de Kate e Aaron, mas foi importante para entendermos o motivo de Kate ter ficado com Aaron, o pedido de Sawyer e o motivo do retorno de Kate à ilha.

Direta, Esquerda. #fail!O episódio começa com Jin acordando do belo golpe que tomou de Sayid. Ele avisa pelo rádio que foi atacado pelo iraquiano quando vê que logo à sua Oi, meu nome é Linus. Roger Linus.frente esta o corpo do jovem Ben com um bala do lado direito. É tá errado, no episódio anterior estava no esquerdo ¬¬… Enfim, ele leva o pivete para a vila. Lá todos estão preocupados com iminentes novos ataques do iraquiano, até então, hostil. Jack pergunta a Horace ‘Se ele estava preso, como pode ter iniciado o incêndio?’ Horace responde que, pelo jeito que o incêndio começou, ele teve ajuda. Que alguém incendiou a van e depois o tirou da cela. Horace não fala, mas pelo olhar ele desconfia de um dos novatos, por acaso de Jack. Mal sabe ele que quem ajudou foi uma criança.

Enquanto Kate devaneia encostada, um Senhor feio pede para ela o ajudar a tirar a van de dentro da casa, já que ela trabalha na mecânica. Ele percebe que ela não entende muito da coisa, e eles travam uma conversa amistosa. Ele se apresenta como Roger Linus. Na hora ela faz aquela cara de medo que todos fazem ao ouvir o sobrenome do monstro que os torturou psicológica e fisicamente por tanto tempo.

CassidyDe volta para o passado de Kate, a vemos com Aaron ainda bebê na casa de Cassidy. Sim! Descobrimos o que Sawyer cochichou no ouvido de Kate antes de pular do helicóptero. Ele pediu para a Sardenta cuidar da filha dele, Clementine. Kate levou uma boa grana para Cassidy, que jogou na cara dela que na verdade Sawyer foi um covarde, que ele estava com medo de viver fora da ilha com Kate e passou a responsabilidade para ela. Quando ele estava fora da ilha, ele nunca se importou em ligar para elas para saber a respeito da filha. Cassidy então pergunta se Aaron é filho de Sawyer. Kate diz que não e que já estava grávida antes de cair na ilha. Cassidy percebe que ela está mentindo e pergunta se ela já contou toda a verdade a respeito da ilha para ela, por quê mentiria para Sawyer? A sardenta responde que o faz porque precisa.

Na ilha, Kate vai atrás de Sawyer para saber o que está acontecendo, pois sabe que o menino que foi baleado é a versão mirim do Benjamin Linus que eles conhecem. Um erro, pois agora eles precisam agir com discrição. Horace entra e pega os dois conversando. Sawyer consegue mentir dizendo que a chamou para interrogá-la. A sardenta sai e eles vão checar a cela. Lá encontram a chave usada para abrir a cela. Horace diz que só há três daquelas chaves de zelador. Uma do Roger, outra do Willie, e a do novato, Jack. Sawyer então chama Miles para ir até o novato. No caminho, Sawyer pede que Miles reúna Jack, Kate e Hurley em uma casa, pois não quer que eles fiquem conversando por aí sendo que as coisas estão começando a sair do controle.

Sawyer vai até a enfermaria e lá está Roger Linus. Antes de entrar para saber o estado de saúde do pequeno Benjamin ele pergunta onde está a chave de Roger. Ele a procura e não a acha. Roger então entende que foi seu filho que soltou o “hostil”.

Benjamin on bloodDentro da enfermaria, o quadro de Ben é ruim. Juliet é quem está no controle, o médico está na estação Espelho. Ele precisa de um cirurgião.

De Volta Para O Futuro?Na casa em que Miles colocou os três losties recém chegados, Hurley e Miles conversam sobre as teorias da linha do tempo. Hurley está olhando para sua mão, conferindo se ele não está desaparecendo, como em “De Volta Para O Futuro”. Já começa legal por que Miles zoa Hurley igual o Sawyer. Chamá-lo de bolinha foi óteemo! A conversa é como você e eu teríamos em qualquer fórum do tipo! Muito legal! A pergunta que fica é: Cadê o Faraday? Enquanto conversam, Sawyer entra querendo que Jack vá com ele para ajudar Juliet a salvar a vida de Benjamin. Jack friamente não aceita.

Juramento de Hipócrates? Nem conheço...“Então ele morre.”

Kate vai falar com Jack, que está fazendo sanduíches, dizendo que não gostou da atitude dele. Que não gosta desse novo Jack que senta e espera as coisas acontecerem. Jack joga na cara dela que na verdade, Kate nunca gostou do Jack. O que está implícito é que na verdade, a Kate sempre esteve com o Jack e/ou o Sawyer por comodismo e carência. Essa é a verdade. Irritada, Kate vai até a enfermaria.

Kate, doadora universal, se apresenta para doar sangue para Benjamin Linus. Juliet diz estar a par do que aconteceu na casa e da posição adotada por Jack. Ela pergunta se entre ele e Kate ouve alguma coisa. Kate conta que foram noivos, e pergunta se isso conta. Juliet fica meio sem jeito, e na hora Roger entra na sala. Juliet pede para o pai da criança ficar lá fora, mas Kate diz que ele pode ficar fazendo companhia para ela.

Roger começa a se arrepender dos erros do passado. Conta para Kate que seu filho pegou as chaves da cela para libertar o “hostil” por culpa dele. Quando ele pergunta a Kate se ela tem filhos ela responde que não. Evangeline Lilly faz uma ótima atuação neste episódio, mostrando a dor da renúncia. Ela sabe que Aaron não é seu filho e que deveria deixá-lo mais cedo ou mais tarde. Ela o faz, mas com muita dor, afinal, mãe é quem cria. Kate pergunta se a mãe dele está por aí e fica sabendo que ela faleceu no parto do garoto. Roger diz que queria ser o melhor pai do mundo e que fez tudo o que achava que Ben gostaria que ele fizesse, mas reconhece que uma criança precisa de uma mãe. Nisso, Benjamim-mirim tem um choque hipovolêmico, uma complicação respiratória. Roger é obrigado a deixar a sala e Kate olha com compaixão para o jovem Benjamim Linus.

MilesNa casa, Hurley e Miles continuam conversando sobre o tempo e espaço. Miles faz uma comparação clara. Todos pensamos no tempo como algo linear passado>presente>futuro. Mas a partir do momento em que Benjamin girou a roda, tudo mudou. Passado tornou-se presente para os losties, e por isso, em seu futuro, antigo presente, não se lembravam das experiências que estão tendo no momento.

Kate e Juliet aprotando altas confusões!Na enfermaria, Juliet sai e pede para Roger buscar alguns medicamentos na Estação Médica. Na verdade, Juliet está ganhando tempo para que Kate possa levar Benjamin até os Outros, pois nesse momento só eles podem salvar a vida do pequeno. Kate não deixa que Juliet a acompanhe, pois sabe que Sawyer ficará enfurecido quando souber da loucura das duas, além do que ela entende que eles construíram uma reputação na ilha. Juliet diz que ganhará o tempo necessário para que a Sardenta possa alcançar os Outros.

Cadê o Aaron? Cadêo Aaron?...Óoooo!No passado fora da ilha, vemos Benjamin tentando convencer os losties a voltar a ilha. Kate fica brava e vai embora dali. No caminho, Aaron pede leite. Kate então para em um supermercado para comprá-lo. Chegando lá, Aaron, mimado, muda de idéia e pede suco. Kate procura o tal suco. Seu celular toca, é Jack. Ela não atende, mas se distrái, e nesses poucos segundos, Aaron some. Kate se desespera e correatrás do garoto. Ela vê que o menino está sendo levado para o balcão de informações por uma mulher com uma horrível semelhança a Claire.

Na ilha, Kate chega ao limite do acampamento Dharma, quando Sawyer chega. Ela acha que ele veio para impedí-la, e logo se explica, dizendo que não pode deixar uma criança morrer. Para a surpresa da Sardenta, Sawyer veio para ajudá-la.

ClementineNo passado/futuro de Kate fora da ilha, ela vai com Aaron visitar Cassidy. Ela conta que decidiu voltar à ilha. Conta também o que se passou no dia anterior no supermercado. Ela disse que ficou assustada, mas não surpresa. Disse que estava na hora de aquilo acontecer, alguém o levar. Cassidy a ajuda a entender que ela se entiu dessa maneira porque foi isso o que ela fez. Kate nega, dizendo que como Claire se foi, Aaron precisava dela. Cassidy ajuda a Sardenta a entender que na verdade, Kate é quem precisava do Aaron pois Sawyer partiu seu coração, então para estancar a ferida, Aaron a preencheu.

A minha teoria é que na verdade, Kate precisava ficar com Aaron para entender o que é perder um filho, mesmo que esse não seja legítimo. Criar, ensinar sobre a vida a uma criança, e amar. Kate precisava disso para amadurecer e entender que é errado não oferecer ajuda a uma criança, uma vida em formação.

Na ilha, Sawyer digita a senha na barreira para poderem sair do território Dharma. Kate pergunta o por quê de ele ajudá-la. Sawyer diz que fez a mesma pergunta a Juliet, e ela disse que não importa o que Benjamin será no futuro. “É errado deixar uma criança morrer.” E ainda completa dizendo que o que está fazendo é por Juliet. Eles então carregam Ben para a mata.

Privacidade, cadê?Juliet vai atrás de Jack e pede para Hurley e Miles, que estão jogando dominó, para deixá-los a sós. Saindo do banho, Jack se depara com Juliet o esperando na porta do banheiro. Pra que privacidade, né gente? Ambos já conhece cada palmo do corpo do outro. Enfim, ela foi lá dar uma dura no cirurgião que não cumpriu com seu juramento de Hipócrates, de salvar uma vida. Ele diz que ‘aquela criança é o Ben’. Juliet diz que ele ainda não é o Ben que conheceram no futuro, ele ainda é uma criança. Eles tem uma discussão e Jack diz que voltou para salvá-los. Juliet diz que ninguém precisava de salvação, que viveram três anos ótimos, e que ele voltou por causa própria. Uma causa que nem ele sabe ainda qual é.

Sabemos que a vida do doutor estava uma porquera do lado de fora da ilha. Mas essa passividade diante dos fatos ao redor de Jack já está dando nos nervos.

Sawyer está carregando o jovem Ben e conversando, quando Kate diz que foi Ben quem roubou as chaves de Roger para libertar Sayid. Sawyer diz que uma criança é capaz de tudo se estiver com muito ódio dos pais. Kate responde perguntando se foi por isso que ele mandou ela cuidar da Clementine. Bingo! Sawyer pergunta sobre sua filha, e Kate diz que ela é linda. Kate diz que Cassidy acha que Sawyer pulou do helicóptero por medo do que aconteceria se não pulasse, ou seja, ficar com ela, Kate. Sawyer responde dizendo que eles nunca dariam certo. Diz que não está pronto para ter uma relação séria com ela, ou ser o pai de Clementine. Kate diz que pelo visto ele está fazendo tudo certo com Juliet. Sawyer responde que amadureceu muito nos últimos três anos. E como! Até agora não tentou fazer nada com a Sardenta! Se fosse antes já estariam na cama, ó! De tempo! Os dois são surpreendidos pelos Outros, lógicamente armados. Sawyer diz que a criança foi baleada e isso é problema de ambos. Pede para que os levem a Richard Alpert.

Kate. Tô ócre!Fora da ilha vemos Kate contando toda a verdade para a mãe de Claire. Toda a atuação de Evangeline me comoveu. Ela conseguiu transmitir a dor de uma mãe adotiva que cria um filho e tem de entregá-lo para a mãe verdadeira, ou a própria família que reclama a guarda da criança. Olha que se eu não fosse tão insensível que eu chorava, viu. Kate ainda garante a Senhora Littleton que Claire está viva na ilha e que pretende encontrá-la voltando para lá. Dúvida, Kate sabe que Claire morreu? Não lembro direito…

Olá! Hoje contarei o segredo do meu cajal. Mentira!Na ilha Richard Alpert aparece do nada, like always. Ele pergunta o que aconteceu com Benjamin Linus. Sawyer fica intrigado com eles seNos braços do inimigo? conhecerem. Kate explica que ele levou um tiro. Pela cara Alpert só faltava falar “Oi? Te conheço?” pra Kate *rs!  Sawyer diz que ela está com ele. Kate pergunta se Alpert consegue salvar a vida de Ben. Ele olha com tanto desdém pra ela que a Sardenta até desvia o olhar! Achei ótima essa sequência! Richard responde que se levá-lo ele nunca mais será o mesmo. Se esquecerá de tudo o que aconteceu e sua inocência será perdida. Será um Outro por completo, para sempre. Mesmo com toda essa explicação eles entregam o garoto para Alpert.

Nisso, um dos Outros diz que Richard deveria pergutar a Ellie antes. Alguém ainda tem dúvidas de que a loirinha seja a a mãe de Faraday, a senhora Eloise Hawking? O Outro ainda continua, dizendo que se Charles descobrir, e não termina a frase, pois Alpert responde: “Deixe que descubra. Não respondo a nenhum deles”. Uhul! Pergunta. Por que os Outros temeriam que Charles Wildmore descobrisse que eles deram ajuda para Benjamin Linus?

O templo do monstro de fumaçaRichard Alpert leva o jovem Benjamin Linus ao mesmo templo em que os amigos da Rousseau entraram e ficaram amalucados. O templo do monstro de fumaça. A casa de Richard Alpert? Já cansei de ler em fóruns que ele seria o monstro de fumaça.

No futuro da ilha, o velho benjamin Linus que amamos odiar esta acordando, recuperado da bela pancada que recebeu de Sun. Acorda para receber um olá especial de Locke. O mesmo que ele matou fora da ilha.

Benjamin e Locke“Bem vindo a terra dos vivos”

Acabou. Bem. Então isso significa que o grande culpado por Benjamin Linus ser quem conhecemos no futuro foi Jack? Sim, por que se ele não tivesse se recusado em ajudar o garoto, ele não seria entregue aos Outros, como foi pelas mãos de Kate e Sawyer com a ajuda de Juliet. Se bem que se eu sou o Sawyer eu voltava. Não entregava a criança para um cara que diz que vai salvá-lo, mas isso custará a incocência dela. O que é uma criança sem inocência? No way. Eu voltava, contava tudo pro Jack e fazia ele salvar a vida do pivete! Isso com certeza mudaria o Ben, afinal, seu pai se mostrou tão arrependido e disposto a mudar para Kate que ficou claro que, com a salvação do jovem, ele seria um pai diferente.

Fica a dúvida. E você? O que acha? Vale tudo para salvar a vida de outra pessoa? Até mesmo a mudança da personalidade dela?


Ações

Information

4 responses

7 05 2009
Fabio Marques

Valeu meeeesmo
nao consegui assistir essa semana, seu resumo salvou minha vida! =P

7 05 2009
rafagoom

Servimos bem para servir sempre XD

20 05 2009
Guia RESUMÃO Lost – 5ª Temporada « Rafael Na Net

[…] – RESUMÃO Lost 5×11 – Whatever Happened, Happened […]

30 05 2009
cesar, cesarac9designer@hotmail.com

vale com certeza…muito bom ese resumo.parabens……………..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: