RESUMÃO Lost 5×12 – Dead Is Dead

14 04 2009

Vou mudar um pouco esse Resumão. Pegarei os pontos mais importantes do episódio e irei comentá-los. Acho que assim será melhor, afinal, quem lia todo aquele minuto a minuto que eu escrevia? Enfim, Dead is Dead.

Meu nome é Charles. Charles Wildmore.Pelamordedeus! Que episódio! Ele é a continuação direta do episódio The Shape Of Things To Come, da temporada anterior. Nele vimos como Benjamin foi recebido pelos Outros, ou mais especificamente, por um Charles Wildmore enciumado, vendo seu posto de líder ameaçado por um garoto. A melhor frase desse primeiro diálogo entre eles veio do próprio Wildmore, quando o jovem Ben diz que quer ser um Outro: “Só porque está morando com eles, não significa que possa ser um deles”.

No futuro, um fragilizado Benjamin Linus também acorda, porém para se explicar com John Locke, o mais novo líder da Ilha. Ele diz que sabia que isso aconteceria, que Locke reviveria assim que chegasse à ilha. Porém quando ele mais tarde fala com Sun a respeito, Ben deixa claro que nao sabia que isso aconteceria, que para ele morto é morto, e que o fato de Locke estar vivo entre eles o assustava. Locke agora mais sagaz do que antes, pergunta o motivo de ele tentar fugir para a ilha principal. Ben responde que precisa ser Ben manipulando... de novo...julgado pelo monstro de fumaça por ter saído e voltado à ilha. Como o episódio mostra mais tarde, na verdade Ben é julgado por ter permitido a morte de sua filha, Alex. Mais tarde ele conversa com Caesar e o manipula para saber o que Locke disse a ele. Locke disse a Caesar que Ben o havia matado. Ben então usa isso para fazer Caesar acreditar que Locke é um louco que já estava na ilha antes de o avião cair. Caesar concorda e oferece proteção ao nosso manipulador que amamos odiar. Sim. Ben planeja matar John Locke novamente.

Ben e mini-AlexNo passado, a missão de Benjamin era acabar com a vida de Rousseau. Só que quando ele viu que havia uma criança com ela, ele poupou a vida da Pequeno Ethan.francesa, porém não hesitou em raptar a criança. Nessa empreitada, quem o acompanhou foi o jovem Ethan. Daí eu me pergunto, qual o argumento usado por Benjamin para recrutar o jovem Ethan? “Oi, eu matei sua mãe, seu pai e todo mundo, pro meu bem, digo, seu bem.”? E esse fato aconteceu quanto tempo depois da purgação? Esse episódio deu algumas datas, mas está tão confuso que nem vou comentar. Esperemos para os próximos episódios.

Mas já?!É interessante essa nova personalidade onisciente de Locke, que na verdade também está manipulando Benjamin. Quando Ben entra na estação Hydra para pegar a foto de Alex, Locke assume uma posição de superior que pede explicações a seu subordinado. E Ben as dá. Quando vão pegar o barco para ir até a ilha principal, Caesar e alguns capangas vão até eles tentar impedir Locke e defender Benjamin. Sem pensar duas vezes, Ben acerta o peito de Caesar com um tiro, o que faz os outros correrem de medo. Eu não esperava a morte de Caesar agora, pensei que ele ainda teria um papel relevante na ilha. Tipo, me decepcionei =/

Wildmore fica furioso com Benjamin ao saber que além de ter poupado a vida da francesa, Ben trouxe o bebê, ou coisa como Charles mesmo denominou a mini-Alex. Quando Wildmore diz que ele deveria ter matado as duas, Ben pensa rápido e diz que se é isso o que Jacob quer, então ele que o faça. Wildmore então se retira furioso. O interessante nisso tudo é ver que Richard Alpert está presente nessa cena decisiva da vida dos dois e não influi em nada. O que ele seria então? Um avatar-observador da ilha que recebe os designios dela? Hummm… WAAAR!Outra passagem de diálogo interessante é quando Ben e Locke chegam à vila Dharma. Locke pergunta se trazer os Outros para lá foi idéia dele, e que aquilo não parecia ser uma coisa que a Ilha aprovaria. Ben diz que Locke não faz idéia do que a Ilha quer. John responde com um categórico e enigmático “Tem certeza?” O que aconteceu com Locke para ele ficar tão confiante e onisciente? Ao entrar em sua casa, toda bagunçada, ver o tabuleiro de War em que Hurley e Sawyer jogavam no episódio The Shape Of Things To Come da temporada anterior é o máximo =D

Locke: Eu segui um corredor com uma luz no fim-- Sun: Ah! Corta essa!Na casa estão Sun e Lapidus, que seguindo as intruções de Christian, aguardavam a chegada de Locke. Lapidus mostra o quadro que Christian deu a eles com a foto dos outros Losties na Iniciativa Dharma em 1977 e ele diz não saber que eles lá estavam. Seráááá? Bem, quando Locke explica tudo o que aconteceu fora e dentro da ilha, Lapidus tenta persuadir Sun a voltar para a ilha menor com ele e tentar contato para sair daquele lugar. Sun se recusa, e O ralo. Sim, eu sei.ele vai embora sozinho. Pode parecer viagem minha, mas Locke mandar Ben fazer o que tem de fazer antes de achar Jin e os outros, me remeteu a passagem bíblica  de Jesus e Judas. Quando Jesus ia instituir a comemoração de sua morte para seus discípulos ele mandou Judas sair da sala, já sabendo que este iria atrás dos fariseus para o trair. Mas dessa vez, Ben não o traiu. Foi convocar o monstro de fumaça. E vemos que ele o faz através de um ralo… vai entender…

I'll be watching you. Every step you take, every move you make. Ok, parei.Ver Ben brincando no balanço com Alex alegremente me chocou mais do que ver que ele não precisou arquitetar um grande plano para expulsar Wildmore e se tornar líder dos Outros. O fato de que Wildmore saía da ilha com freqüência e que até teve uma filha do lado de fora da ilha, a Penny, foram os fatores que mais pesaram para sua expulsão. A morte ou não de Alex ser a vontade de Jacob realmente estremeceu as coisas na Ilha. Seria esta a real vontade da Ilha? A morte futura de Alex e o julgamento de Ben por ter permitido que isso acontecesse mostram que não.

Quando se preparam para ir até o templo do monstro de fumaça, Locke diz a Sun para que não se preocupar, pois ele é o mesmo de antes. Melhor não, Locke, por que se não você será manipulado por terceiros e aí, babal! Mas pelo que vimos nesse episódio as coisas estão bem diferentes. Locke desafiando Ben e o colando em seu lugar de seguidor de ordens foi o pedaço do bolo que todos queríamos!

Oh, brotha!Fora da Ilha vemos o dia em que Ben foi tentar matar Penny. Ele atira em Glub. Glub.Desmond, porém como fica claro, ele não acerta nosso brotha. Algo no saco de compras que Des está segurando retém a bala. É interessante que quando Ben vê o pequeno Charlie ele hesita em atirar em Penny, o que dá a chance para Desmond literalmente quebrar a cara de Benjamin e jogá-lo no mar.

O que há sob a sombra da estátua?

Quando Lapidus volta a ilha menor, Ilana e outros estão carregando um grande container e ela pergunta para o Capitão “O que há sob a sombra da estátua?”. Uma senha para outros que estejam sob o comando de quem? Wildmore talvez? Para mim ela tem mais a ver com alguma organização mais antiga que a própria Ilha, talvez ligada diretamente com os egípcios que viveram na Ilha. Talvez esta senha se refira a própria estátua de quatro dedos. Quem sabe tenha alguma coisa a ver com a Senhora Hawkings, afinal, Ilana esboçou certa simpatia para com Benjamin. Como Lapidus não sabe nada de estátua nenhuma, levou uma coronhada.

Imotep! Imotep! Ops, filme errado.Chegando ao templo do monstro de fumaça, Locke e Ben entram pelo mesmoAnubis e o Fumacento buraco em que os amigos da francesa antigamente entraram. Ben confessa que matou Alex e precisa responder por isso. Quando diz que pode continuará sozinho, o chão cede e Ben cai exatamente onde deveria, na sala do templo onde o monstro de fumaça vive. Vemos diversos hieróglifos e a imagem de Anubis, o deus egípcio da morte, convocando o monstro de fumaça.

Mais alto! Mais alto!O fumacento sai e encobre Benjamin, monstrando para ele todos os You, bastard!momentos felizes e tristes em que ele passou com Alex. Ele se emociona e demonstra arrependimento. O monstro se recolhe e Alex aparece para ele!  Ele se emociona em pensar que sua filha está mais uma vez entre os vivos, porém na verdade ela vem dar um aviso para o ‘bastardo’ de que ela sabe que ele pretende matar Locke novamente e que se ele não seguir as ordens de John e tratá-lo bem, ela o caçará e o destruirá.

Say my name, bastard!“Sim, irei. Eu o obedecerei, eu juro.”

Alex desaparece. A Ilha o absolveu. Cumprirá Benjamin Linus a promessa ou não? Um ótimo gancho para o final da temporada =D


Ações

Information

2 responses

20 05 2009
Guia RESUMÃO Lost – 5ª Temporada « Rafael Na Net

[…] – RESUMÃO Lost 5×12 – Dead Is Dead […]

30 05 2009
cesar, cesarac9designer@hotmail.com

muito foda…linus submisso a uma ordem(ameaça)…impagavel…………..parabens pelo seu trabalho……………

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: