Dogma 2009

16 04 2009

Dogma 2009O @cadusimoes (que tem projetos super interessantes, acesse o blog do cara) comentou ontem no Twitter a respeito do Dogma 2009. Eu não conhecia e achei bem interessante. Basicamente é a respeito do não contentamento com o atual mercado de quadrinhos e sair da passividade, assumindo uma novo personalidade consumista de quadrinhos.

Posto e comento aqui alguns do 10 dogmas que achei mais interessantes:

1 ) A pluralidade é fundamental. Tendo isso em mente, todo o participante do Dogma deve ler mensalmente quadrinhos de cinco nacionalidades diferentes e de cinco gêneros diferentes. A regra apenas não se aplica a quem ler menos de cinco edições por mês. Nesse caso, ainda assim, não se pode repetir nem nacionalidades nem gêneros.

Curti. Afinal o que o mercado nos oferece hoje? Marvel/Dc = Americanos. Mangás = japoneses, e agora uns poucos coreanos e chineses. Nacional se resume à Turma da Mônica. Como sair desse círculo? Saia da banca. Isso mesmo. Eaqueça as bancas de jornal e venha para  a internet. Sou super a favor de scans. Se você não curte a idéia, ainda existem as grandes lojas de quadrinhos. A Comix tá aí pra isso. Além do que, grandes livrarias trazem alguns exemplares bem interessantes de quadrinhos ao redor do mundo. Quanto a quadrinhos nacionais, temos o 4mundo.com. Esse mês temos a excelente Chuva Contra o Vento do Rodrigo Alonso e Felipe Cunha. Navegando por lá você conhecerá diversos artistas, diversos trabalhos, diversos olhares para a arte que amamos.

4 ) O uso de saco plástico para proteger os quadrinhos não é aceitável. Bons quadrinhos precisam de oxigênio. Por consequência, veta-se o uso de pinças, luvas ou de qualquer outro tipo de frescura para armazená-los e manuseá-los.

Eu não uso plástico. Mas acho digno quem usa, afinal existem histórias que te formaram, você se identificou com o personagem e ele te formou como pessoa. Você tem um carinho especial por aquela edição que foi adquirida com certo sacrifício. Vamos combinar assim, eu guardo apenas as melhores no saco plástico, as outras faço como diz esse item:

5 ) O apego ao mundo material, na forma do colecionismo obcecado, tem causado grande mal aos quadrinhos e precisa ser desestimulado. Bons quadrinhos devem circular. Empreste-os ou, preferencialmente, doe-os para que outros possam lê-los.

Acho ótimo doar. Se eu fosse apresentado a Watchmen antes, muita coisa seria diferente. Muita.

8 ) O Dogma nada tem a dizer a respeito da moralidade envolvida na prática de pirataria digital, que vai da consciência e da postura de cada leitor, bem como da decisão particular de obediência ou não das leis.

Contudo, o Dogma acredita que os autores e editores dos bons quadrinhos devem ser sempre recompensados pelo seu trabalho. Os participantes do Dogma devem ser informados que essa recompensa costuma ser um incentivo para que o trabalho tenha continuidade.

Essa me diz respeito. Muitas vezes leio o quadrinho pela internet, mas não tenho e não sei como recompensar o autor. Agradeço ao scanneiro, mesmo sabendo que deveria agradecer aos autores.

10 ) Cada participante do Dogma deverá repassar o texto para outros três leitores de quadrinhos.

Espalhe. Só assim poderemos mudar o quadro atual.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: