Star Trek – O Filme \\//_

9 05 2009

AVISO: Este texto contém leves spoilers do filme Star Trek ;)

Star Trek - The Movie

Eu sou o público alvo da nova empreitada de J. J. Abrams. Quando cheguei na sala de cinema eu sabia apenas o básico sobre Star Trek. Nunca assisti a um único episódio do seriado, ou qualquer dos filmes. Pois é J. J., você me pegou. E de jeito!

Quero uma camiseta com esse simbolo/emblema/logo/whateverTodos sabem que quando se trata de ícones que formaram uma geração (e principalmente quando essa geração é nerd) a cobrança é altíssima. J. J. A. tinha um enorme problema nas mãos, afinal, não poderia mexer na história já sacramentada do seriado. A sacada de gênio foi fazer o que ele faz de melhor: trabalhar com o Tempo. A solução dada foi a de criar uma nova linha do tempo, já que o próprio seriado original abordava o assunto.

Iniciando o filme literalmente do começo, acompanhamos a morte sacrificial do pai de James Tiberius Kirk, sua infância cheia de atos delinqüentes, e seu caminho até se tornar o Capitão Kirk da nave Enterprise e também a história da infância não menos perturnada de Spock, contando o preconceito que sofria por ser meio-humano, meio-vulcano e o duelo entre abster-se ou não de emoções e o desejo de ser aceito. O caminho do herói sendo traçado? Sim. Há dois heróis nessa história. Para as emoções que há em um, há razão de sobra no outro. Ao se fundirem pelo laço da amizade, tornam-se um único grande herói equilibrado.

Se o filme se focasse apenas nisso já valeria o ingresso. Mas não, ele vai além, mostraPersonagens cativantes é uma marca de J. J. Abramsndo como cada um dos integrantes da Enterprise chegaram até ali. E isso é feito de maneira natural, sem forçar a empatia do espectador. Todos os personagens tem seu devido desenvolvimento, como Hikaru Sulu e Pavel Checov, respectivamente piloto e navegador da Enterprise, que começam como dois personagens secundários, que erram de forma engraçada, como todo novo funcionário, mas crescem e amadurecem de forma natural na história. Todos personagens cativantes, interpretados por atores que demonstram na tela o prazer de interpretar.

Zoë Saldana (que estará em Avatar, de James Cameron) interpreta Nyota Uhura, UHUL!Uhura, a única personagem que me deixou desconfortável com o fato da não explicação completa de sua origem. No filme Uhura possui sentidos aguçados, o que muitos humanos que eu conheço “queriam” possuir, porém ela é apresentada como tendo nascido na África! Seria ela também uma meio-humana? Ela é o par romântico de Spock. Mesmo todos achando que no começo ela ficaria com Kirk, o que rende boas risadas.

Eu ri muito no filme, com piadas, frases soltas, ou situações engraçadas com timing perfeito, que não prejudicam em nada o andar da história, pois é deixado claro que o que se está retratando é uma história de jovens que em sua primeira viajem interespacial se vêem em uma situação estressante, e que juntos conseguem superá-la. Esta é a essência de Star Trek. Uma história de amizade e superação de problemas. Mas calma! J. J. Abrams teve o cuidado de não deixar seu filme cair na mesmice. A tecnologia, as questões de viagem temporal e a vida em outros planetas são apenasingredientes para essa grande história sobre os relacionamentos.

A frase é clichê, mas é verdadeira. Star Trek – O Filme é para toda a família. Os efeitos especiais estão maravilhosos, o roteiro está excelente, há a participação de Leonard Nimoy, o Spock original da série de TV, o que é uma grande homenagem. Há o cuidado com a velha questão entre os nerds de o som não se propagar no universo, e finalmente, tem um ótimo roteiro com inicio, meio e fim. Claro que eu ficaria muito feliz de ver todos esses atores novamente em um “Star Trek 2”, mas não há motivo, a Ode já foi feita e estamos felizes com o resultado.

Assista ao trailer aqui em abaixo, ou se quiser uma melhor resolução, clique aqui, e vá ao cinema =)

\\//_ Vida longa e próspera

Eu quero!

Eu quero uma Enterprise!


Ações

Information

One response

17 05 2009
Daniel HDR

esse filme… ta foooda!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: