Mash Up! Orkut+Tumblr+Twitter = Yahoo! Meme

16 05 2009

Yahoo! Meme

Primeiro, o que é meme? Richard_Dawkins em seu best seller O Gene Egoísta cunhou esta palavra para designar uma unidade da informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou outros locais em que a informação é armazenada, como nos livros, computadores, cadernos, etc. Ou seja, um meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Você com certeza já viu um meme da internet. Já recebeu algum email do tipo “Conheça melhor seus amigos! Responda as questões abaixo e passe para sua lista de amigos para que eles vejam e possam fazer o mesmo!” Ou em fóruns: “Escreva 5 coisas que você odeia e indique mais xx pessoas para que façam o mesmo”. Isso é um meme.

Então o Yahoo! fez uma comunidade tipo aqueles cadernos de respostas que circulavam no colégio? Não, cabeção!

Primeiro, é uma nova rede social. Para entrar nela você precisa ser convidado. E uma vez dentro, você só pode convidar mais três pessoas! Acalmem-se. Lembra que o Orkut tinha o mesmo sistema e hoje qualquer pessoa pode criar uma conta nele (eu mesmo tenho duas sem nem saber que tinha!)?

O layout é bem simpático, simples e intuitivo. Não demora muito com detalhes como longas descrições de quem é você, seus interesses, e todo esse yadayadayada que há no primo mais próximo do Meme, o Orkut. Você escolhe o título do seu Meme (sua conta), faz uma descrição de 100 caracteres, coloca seu avatar (de até 2MB) e já pode sair usando. Mas como usar? Aí é que entra a herança do pai do Meme, o Tumblr, do queal herdou o layout .

Você pode postar frases sem limite de caracteres, upar fotos do seu computador, ou postar o link onde ela está armazenada (jpg, gif ou png). Senti falta de uma integração com o Flickr. Há ainda a possibilidade de linkar um vídeo do youtube ou linkar alguma música em mp3.

O que no Twitter se tornou uma discussão se deveríamos traduzir ‘followers’ ou não, o Yahoo! em seu Meme já deixou bem claro colocando o nome de seus amigos adicionados de seguidores e, assim como no Twitter, você possui uma timeline, onde acompanha as atualizações deles.

Ainda do Twitter, o Meme herdou a capacidade de repostar mensagens, porém sem a possibilidade de alterá-las, apenas fazer comentários, que ficam acima da mensagem original em itálico e de uma outra cor. Além do que ele mesmo contabiliza quantas vezes tal mensagem foi repostada. É @JonnyKen, aqui não tem espaço para o migre.me.

O que eu senti falta no Meme. Primeiro, um sistema de busca de seguidores. Se você não souber o nickname do seu amigo no meme, nõ terá como prourá-lo. Clicando em “Encontre” o site te dá 12 opções (randômicas) de pessoas para seguir. Não foi com a cara do avatar da pessoa, ou o nome do Meme dele? Você pode paginar para que mais 12 avatares randômicos surjam na tela. A meu ver o usuário perde com isso. Julgar alguém apenas pelo avatar é no mínimo ridículo. Para saber sobre o que a pessoa memeia você é obrigado a entrar na página dela, o que é muito incômodo. Seria muito mais prático se ao lado do avatar houvesse uma breve descrição sobre a pessoa, ou a última memeada dela.

**UPDATE**

Clicando em “Encontre” já é possível visualizar uma pequena descrição da pessoa e procurar usuários.

**

Segundo, não há como mandar uma mensagem direta para seu seguidor, ou mandar alguma mensagem privada. O que fazemos no Twitter, como mandar uma resposta com uma simples ‘@nomeusuário‘ ou uma mensagem privada com um ‘d nomeusuário‘ , não é possível.

**UPDATE2**

Já é possível mandar mensagens diretas para usuários usando /nomedousuário. Mas nenhuma novidade sobre mensagens privadas.

**

Apertar F5 para ver as atualizações da timeline é um incômodo. Uma atualização automática de 3 em 3 minutos, ou até mais seria muito bom. O grande sucesso do Twitter não vem do site em si, mas sim dos seus clients, como Twihrl, TweetDeck e DestroyTwitter, que são programas que permitem a utilização de seu Twitter por eles, em uma janela suspensa em seu desktop, onde você regula a velocidade de atualização de sua timeline. Eu acho que conheço apenas uma ou duas pessoas que atualização suas contas pelo celular e pelo site apenas. Será que o Yahoo tem planos para programas desse tipo? Espero que sim!

Enquanto esses pequenos problemas não tem uma solução à vista, continuarei no meu endereço do Twitter (@Rafagoom, segue lá!) e no meu Orkut (é, ainda tenho amigos longe e esse é nosso único vínculo), mas se quiser adicionar lá o nick é o mesmo /Rafagoom.

Concordam, discordam? Comentem ;)

P.S.: A página de erro do Meme é bem simpática! Eu realmente amo cães =)

Meme Fail


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: