Sobre Apenas o Fim

5 06 2009

Apenas o Fim

Eles não são um casal convencional. Ela gosta da Nintendo e entende de Mario e Luigi. Ele, da Sony e ama Final Fantasy e Kingdom Hearts. Eles estudam cinema e hoje ele tem prova. O trabalho em dupla deverá ser deixado de lado pois ela tem outros planos. Ela vai deixá-lo.

Apenas o Fim corre o risco de ser taxado pela crítica como filme de um diretor nerd que colocou todas as referências de seus brinquedinhos em seu primeiro longa. Com certeza estão errados. A história do filme é muito mais do que um casal em final de relacionamento envolto em referências da cultura pop. Matheus Souza, 20 anos, diretor de Apenas o Fim, é um baixinho barbudo que sonha grande. Mais do que isso, realiza. Não importa os problemas que surjam.

Filmado utilizando-se da câmera digital da faculdade, que não podia sair daquele perímetro, fez com que o roteiro do filme fosse adaptado para que se passasse todo na PUC-RJ. E isso de maneira alguma empobrece o filme, muito pelo contrário. Fez com que todas as cenas fossem pensadas com muito mais carinho dando-lhes um significado maior, como confessou Matheus na pré-estréia que aconteceu hoje no Espaço Unibanco, em São Paulo. Fez com que cada cenário escolhido participasse como um ator, ou complementasse um diálogo. O que mais me marcou é quando Ela (que não tem nome) em uma parte da faculdade que está em reforma diz que vai mudar o mundo, e ele sentado embaixo de uma árvore pede para que ela não se esqueça das crianças na África. Ela está em construção. Ele já tem raízes profundas.

Gregorio Duvivier e Erika Mader estão excelentes. A naturalidade dos diálogos só pôde ser atingida pela liberdade dada por Matheus nas gravações, permitindo cacos e adaptação de falas, dando-nos diálogos críveis e uma outra visão do cinema nacional, sem cair em piadas prontas de programas de televisão ou da última banda da última semana que está fazendo sucesso naquele canal de TV. É um cinema dirigido não apenas ao público nerd ou ao público jovem (na pré-estréia estavam pelo menos umas 5 pessoas com mais de 50 anos que se divertiram com o filme e participaram do debate pós-filme). Seu convite a refletir sobre o amor o desejo e o que é um relacionamento são o que realmente importam e gritam mais alto.

O longa foi produzido em um mês com o dinheiro de uma rifa de whisky e pouquíssimos patrocínios. Os problemas orçamentários foram superados quando o filme foi apresentado a Mariza Meu Nome Não é Johnny Leão, que gostou da idéia do filme e investiu naquele aprendiz de diretor de cinema, o que rendeu o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular, Menção Honrosa do Júri Oficial no Festival do Rio 2008 e o Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na 32ª Mostra de São Paulo. O filme também foi selecionado para ser exibido em festivais internacionais como Off Câmera, em Krakow, Polônia, Festival Internacional de Rotterdam – na Competição Ibero-Americana do Festival Internacional de Miami, Festival de Cinema Brasileiro em Paris, França e na Premiere Brazil, no MoMA, em Nova York.

Lógico o filme não é perfeito. Há diferenças de qualidade de cenas (Matheus explica: “Nós não sabíamos mexer na câmera!“) e um leve egocentrismo, mas nada que diminua a qualidade de seu trabalho. Estou ansioso para ver um novo filme de Matheus. E ele já disse ter duas opções. Seguir como o segundo álbum dos Strokes, ou The Killers. Eu prefiro que siga o caminho The Killers de ser e experimente novas linguagens e experimentações. Se permita continuar errando, pois no final é isso o que importa, nos ensina e faz crescer.

O filme Apenas o Fim tem data de estréia em 12/06 e será exibido em salas digitais, pois foi gravado em HD.

P.S.: Enquanto estava na fila, um Senhor que estava na minha frente me perguntou se eu sabia que a atriz era sobrinha da Mallu Mader. Eu respondi que não. Ele continuou, Esse filme é muito bom, vi que tem uma cena de sexo foda! Pois é meu querido, você ganhou muito mais do que isso. O filme talvez tenha feito você refletir no que é amor e o que é desejo e  que realmente importa no meio disso tudo. Ou não, porque depois desse seu comentário acho difícil você ser capaz de usar seu cérebro. Sim, fiquei irado. Eu tenho o dom de atrair bizarros.

Ações

Information

4 responses

14 06 2009
Itiro

Valeu pelo review.
Pena, que estou no Japão…

14 06 2009
rafagoom

O Matheus (diretor) disse que há uma versão do filme no YouTube, que ele upou para um amigo que mora fora do Brasil. Ele disse que se eu achar posso colocar no blog, na boa. Não vou fazer isso, mas se eu achar te mando os links ;-]

14 06 2009
Wallace Lima

HUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUA!
descreveu totalmente a pré-estreia menino!
(e sim, o trio, sobretudo o matheus, é muito divertido ^^. imagino uma mesa com ele, mario bortolotto, xico sá e alguma integrante que me foge agora)

e, sobre o link, posso ver no video.google.com, provavelmente vai ter la
keep walking e mara seu blog! ^^

15 06 2009
rafagoom

Obrigado =D
Essa mesa deve ficar ótima, hein?
Curti!

Deixe um comentário

